CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 6 de agosto de 2021

Cosems-RN explana dificuldades enfrentadas por municípios potiguares durante visita de técnicos do Ministério da Saúde ao RN

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) representado por sua presidente e gestora de Doutor Severiano, Maria Eliza Garcia, participou na noite desta quinta-feira (5), no Centro Administrativo do Estado, de visita técnica do Ministério da Saúde em território potiguar que discutiu o cenário atual da pandemia com apontamento de dados, redução da ocupação dos leitos Covid, reversão dos leitos, desafio da variante Delta e perspectiva do futuro pós-covid, dentre outros assuntos.

A reunião contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) Cipriano Maia, de técnicos da Sesap, do coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica (Lais) Ricardo Valentim, da presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES) Aldenisia Albuquerque, dentre outros. Representaram o Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, secretário executivo do MS, Alessandro Vasconcelos, secretário executivo adjunto, Sérgio Okane, secretário de Atenção Especializada à Saúde e Mydia Gurgel, superintendente regional do Ministério no Estado.

Em sua participação no encontro a presidente Maria Eliza Garcia pontuou sobre os principais anseios dos municípios norte-rio-grandenses neste momento de pandemia. Em meio aos destaques, ela destacou: dificuldades em financiamento, principalmente na Atenção Primária e Atenção Especializada.

“A gente não consegue visualizar e também contabilizar esse atendimento especializado, ele não é SUS. O município não consegue realizar atendimento ambulatorial especializado com recursos SUS, pois ninguém consegue pagar uma consulta com valores tão baixos e esse é o nosso maior gargalo durante esta pandemia”, destacou a presidente do Conselho de Secretarias.

Maria Eliza Garcia também elencou dificuldades no que tange saúde mental, realização de procedimentos oncológicos e cirurgias eletivas, e elogiou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte pela elaboração da plataforma RN + Vacina, através do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS).

Confira mais detalhes sobre o encontro: http://www.saude.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=265568&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA