CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de junho de 2021

Cosems-RN pactua início da vacinação CONTRA Covid-19 por faixa etária decrescente e em lactantes

Por Ascom Cosems-RN

Nesta quarta-feira (9) o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) pactuou, durante a 91ª Reunião Extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado. O acerto, feito com o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria da Saúde Pública (Sesap), aconteceu de forma híbrida, através da plataforma Zoom e ajustou o início da imunização por faixa etária decrescente a partir dos 59 anos.

“O avanço imediato para atender as faixas etárias sem comorbidades será simultâneo à vacinação dos grupos prioritários. A cota pactuada por remessa será de 50% para avançar a faixa etária decrescente dos 59 anos e 50% para os grupos que estão na prioridade vigente em andamento. Outra decisão importante, tomada durante reunião a reunião da CIB, foi o avanço da vacinação para as lactantes e o dia D da vacinação para intensificação de todas as pendências, chamando a todos os grupos prioritários segundo o PNI [Programa Nacional de Imunização]”, destacou Maria Eliza Garcia.

Além das pactuações citadas, outro ponto fundamental do encontro foi o mutirão para registro no Sistema RN+ Vacina. Os municípios farão ações em conjunto ao Cosems, regionais de saúde e apoiadores técnicos da Sesap para colocar em dia toda a atualização no RN + Vacinas. Além disso, a Sesap está disponibilizando formulário para todos os municípios informarem os números da vacinação das pessoas com comorbidades para acelerar a vacinação deste público.

Participam do encontro, além da presidente Maria Eliza Garcia, os vice-presidentes Dailva Bezerra (SMS Boa Saúde) e Jalmir Simões (SMS São Gonçalo do Amarante) e a assessora técnica, Solane Costa.