CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 18 de novembro de 2025

COSEMS-RN PARTICIPA DA ABERTURA DO XVI SEMINÁRIO DE REABILITAÇÃO DO RN E DEFENDE DESCENTRALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) marcou presença, nesta terça-feira (18), na abertura do XVI Seminário de Reabilitação do RN, realizado pelo Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (CERAE), na UNI-RN, em Natal. O evento tem como tema “A importância do cuidado interdisciplinar no processo de habilitação e reabilitação” e acontece nos dias 18 e 19 de novembro, reunindo servidores públicos, profissionais de saúde, pacientes, familiares e instituições parceiras.

O Seminário de Reabilitação, realizado anualmente, busca promover o diálogo interdisciplinar, fortalecer a inclusão social e ampliar a compreensão sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no acesso aos serviços de habilitação e reabilitação.

Representando o Cosems-RN, a vice-presidente e secretária municipal de saúde de São Gonçalo do Amarante, Terezinha Rêgo, integrou a mesa de abertura das discussões, ao lado de autoridades estaduais, representantes do Ministério da Saúde, de conselhos e de movimentos sociais. Em sua fala, destacou a relevância do debate para o fortalecimento da política de reabilitação no estado.

Segundo Terezinha Rêgo, o tema do Seminário dialoga diretamente com a realidade das gestões municipais. “Esse tema está no cotidiano dos municípios. Ainda existe muita burocracia para termos acesso a esses serviços de reabilitação”, ressaltou. Ela também reforçou a necessidade de maior apoio federal: “O Ministério da Saúde precisa ser mais sensível a esta causa para construir, apoiar e descentralizar os serviços.”

A representante do Cosems-RN apontou ainda que o evento deve gerar encaminhamentos importantes:“Espero que desse Seminário se extraíam propostas que fortaleçam a descentralização desse serviço, aproximando o cuidado das pessoas que mais precisam.”