CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 18 de novembro de 2025

COSEMS-RN PARTICIPA DE CURSO DO CUIDADO DA SAÚDE DO HOMEM E PROTEÇÃO DE MENINAS E MULHERES NA APS

Por Ascom Cosems-RN

A Universidade Potiguar (UNP), em Natal, sedia nos dias 18 e 19 de novembro o Curso em Cuidado à Saúde do Homem em Contexto de Violência e Proteção de Meninas e Mulheres na Atenção Primária à Saúde (APS), iniciativa que integra a Estratégia de Qualificação Profissional para a Saúde do Homem (Equalisah), do Ministério da Saúde. A ação tem como objetivo repensar masculinidades, qualificar profissionais da APS e fortalecer o enfrentamento da violência de gênero no SUS. Direcionado a trabalhadores da saúde, o curso adota metodologias ativas e construtivistas, valorizando a experiência das equipes e estimulando a criação de planos de ação adequados aos territórios.

A programação teve início na manhã desta terça-feira (18) com recepção dos participantes e abertura oficial, seguida da apresentação do projeto VENCER. Ainda no primeiro tema, voltado à construção social das masculinidades e à violência enquanto problema de saúde, os facilitadores conduziram reflexões a partir de questões como “o que estou vendo?”, “o que está acontecendo?” e “como isso se relaciona com nossas vidas?”, avançando para debates sobre causas e possibilidades de intervenção no território. A manhã seguiu com discussões sobre masculinidade, saúde, violência e PNAISH, além da interface entre violência e APS, encerrando-se pouco depois do meio-dia.

Durante a tarde, o segundo tema abordou o cuidado à saúde do homem em contextos de violência. Os cursistas participaram da construção de personagens masculinos, de apresentações em grupo e de um debate sobre a criação desses perfis, finalizando o período com um diálogo sobre saúde mental dos homens e suas relações com a violência, antes da avaliação do primeiro dia.

A programação do evento segue nesta quarta-feira (19), que terá foco na tipificação da violência de gênero e ao protagonismo da APS no cuidado à saúde do homem e na proteção de mulheres e meninas. As atividades incluem a construção de planos de ação, apresentação das propostas desenvolvidas pelos grupos e análise de intervenções voltadas a um personagem específico, encerrando o curso ao meio-dia.

O Cosems-RN participou ativamente do encontro, representado por Jociel Andrade, secretário municipal de Saúde de Jardim de Angicos e vice-presidente da entidade. Em sua fala, Jociel destacou que “o Cosems está junto na saúde do homem, não só na esfera municipal, mas também estadual e federal”, reforçando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas. Ele enfatizou ainda a necessidade de superar barreiras culturais: “Precisamos fazer diferença na vida das pessoas. Sabemos que ainda existe uma dificuldade grande do homem procurar o médico, mas é essencial quebrar esse tabu para que nossos homens levantem essa bandeira e rompam esses preconceitos”.

Além do vice-presidente do Cosems, também compuseram a mesa de abertura do Curso: Renata Nascimento, coordenadora de Atenção à Saúde da Sesap; Jalmir Simões, representando a Superintendência da Sesap; e Amanda Pessoa, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde.