O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) participou, nesta sexta-feira (19), de evento alusivo ao Setembro Amarelo, realizado no Centro Administrativo Federal. A iniciativa foi articulada e coordenada pela Superintendência do Ministério da Saúde no RN, na mesma data em que o Sistema Único de Saúde (SUS) celebra 35 anos de existência.
A programação contou com a presença de representantes de servidores ligados a órgãos federais sediados em Natal e integrantes do Centro de Valorização da Vida (CVV/Natal), que conduziram a palestra “Conversar pode mudar vidas – um convite à escuta, ao acolhimento e à valorização da vida”.
O Cosems-RN foi representado por sua assessora técnica, Solane Costa, que destacou a relevância do encontro e reforçou a necessidade de fortalecer as políticas de saúde mental em prol da população.
“Não basta realizar campanhas de prevenção ao suicídio; é fundamental promover rodas de conversa, ouvir mais e utilizar as atividades profissionais para identificar sinais de transtornos como a depressão”, ressaltou.
Ela acrescentou ainda a importância de estar atento ao chamado “suicídio lento”, que se manifesta em pessoas que perdem a alegria e o sentido da vida, chegando a se auto infligir sofrimento.