CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 12 de novembro de 2025

COSEMS-RN PARTICIPA DO III SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) marcou presença, nesta quarta-feira (12), na abertura do III Seminário Estadual de Promoção da Saúde, evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). No evento, que aborda a temática “Equidade, Intersetorialidade e Participação Social para a Transformação dos Territórios”.

Realizado no Hotel Praiamar, em Natal, o seminário reuniu gestores, profissionais de saúde, representantes de movimentos sociais, instituições de ensino e demais atores do Sistema Único de Saúde (SUS) Com o objetivo de debater os desafios e as possibilidades de transformação dos territórios a partir das políticas de promoção da saúde, equidade e intersetorialidade.

O Cosems-RN foi representado seu vice-presidente e secretário municipal de saúde de Jardim de Angicos, Jociel Andrade, que integrou o dispositivo de abertura da programação. Também participaram da mesa de abertura Dr. Alexandre Motta, secretário de Estado da Saúde Pública; Júlia Arruda, secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; Miranice Crives, coordenadora do programa RN Mais Saudável; Ângela Leal, diretora do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde; Jalmir Simões, superintendente do Ministério da Saúde no RN; e Francinete Melo dos Santos, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-RN).

Durante a abertura, Jociel Andrade destacou o compromisso dos municípios potiguares com a promoção da saúde e a transformação dos territórios. “Em nome de todos os secretários e secretárias municipais de saúde do RN, estamos firmes e fortes, pois queremos mostrar nosso estado como um território que valoriza as vidas e respeita as diferenças. Queremos estar juntos, transformar nossos territórios e as sementes plantadas nesse Seminário vão germinar e gerar frutos nos municípios.”

Com público estimado em cerca de 300 participantes, o encontro também inclui a II Mostra Potiguar de Experiências em Promoção da Saúde, que valoriza iniciativas exitosas desenvolvidas nos municípios e reconhecidas nacionalmente. O evento segue até o dia 14 de novembro, com mesas de debate, apresentações e trocas de experiências que ressaltam o papel fundamental da gestão municipal na consolidação das ações de promoção da saúde no Rio Grande do Norte.