CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de novembro de 2025

COSEMS-RN PARTICIPA DO SEMINÁRIO DA APS NOS TERRITÓRIOS: EVENTO FORTALECE A GESTÃO MUNICIPAL E VALORIZA AS BOAS PRÁTICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) participa, nesta terça (4) e quarta-feira (5), do Seminário da APS nos Territórios: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado, realizado no Hotel Imirá, em Natal. O evento é promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde e reúne gestores, técnicos e profissionais da saúde de todo o estado.

O seminário conta com uma programação diversificada, que inclui mesas de debate, apresentações sobre sistemas de informação, financiamento e experiências exitosas na Saúde da Família e na Atenção à Saúde Bucal. Também há espaço dedicado ao atendimento e orientação de gestores municipais.

O Cosems-RN está representado por sua presidente, Maria Eliza Garcia, secretária municipal de Saúde de Doutor Severiano, além de secretários de saúde de diversas regiões e por técnicos do Colegiado. O encontro tem como objetivo debater as prioridades da Atenção Primária à Saúde (APS), apresentar os novos indicadores de financiamento, divulgar resultados do censo das Unidades Básicas de Saúde e compartilhar boas práticas na organização do cuidado.

Para Maria Eliza Garcia, a realização do seminário representa um marco importante para o fortalecimento da política de Atenção Primária no Rio Grande do Norte.

“O Ministério da Saúde acertou na realização desse Seminário e na capacitação de nossos gestores. Temos na figura de cada um dos 167 gestores municipais a imagem de parceiros dessa política, porque nós, gestores, sabemos fazer Atenção Primária e temos esse olhar diferenciado”, destacou a presidente do Cosems-RN.

Durante sua fala, Eliza reforçou a importância de uma gestão municipal cada vez mais baseada em evidências e orientada pelos indicadores, sem perder o foco principal: o cuidado com as pessoas. “Precisamos olhar para os números e indicadores, sim, mas com a mesma intensidade devemos olhar para o ser humano que está por trás deles. Esse é o verdadeiro sentido da Atenção Primária: cuidar de forma integral e próxima da população”, ressaltou.

A presidente também mencionou a iniciativa “Vivências do SUS nos Recantos Potiguares”, promovida pelo Cosems-RN, como exemplo de ação que valoriza e divulga experiências exitosas na saúde pública municipal. “Com o Vivências, mostramos que o SUS dá certo nos municípios potiguares. São experiências reais, conduzidas por gestores e equipes comprometidas, que transformam o cuidado e fortalecem a rede de saúde”, lembrou.

FOTOS

SEMINÁRIO DA APS NOS TERRITÓRIOS