Com apoio do Ministério da Saúde, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizará, no próximo dia 5 de fevereiro, em Natal, o Acolhimento de Gestores 2026, evento que marca o início do ano de trabalho para os gestores municipais de saúde do Estado. A programação acontece no Auditório do Centro Administrativo Federal, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, e reúne secretários e secretárias municipais de saúde de todas as regiões do Estado.
Com o tema “Abraçar e acolher: diretrizes, estrutura operacional e financeira do Programa Agora Tem Especialistas”, o encontro tem como objetivo orientar os gestores quanto às diretrizes nacionais e estaduais do Programa, além de promover o alinhamento institucional entre municípios, Estado e Ministério da Saúde.
De acordo com a presidente Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), o evento reafirmará o papel do Cosems na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), na qualificação da gestão e na promoção de políticas públicas que impactam diretamente a saúde da população potiguar. “A proposta do Acolhimento de Gestores 2026 segue a mesma linha das edições anteriores, que se consolidaram como espaços fundamentais para integração, orientação técnica e construção coletiva das políticas de saúde no Estado”, destacou.
PROGRAMAÇÃO
O Acolhimento de Gestores 2026 terá início às 8h, com a acolhida dos participantes, seguido, às 8h30, da 1ª Assembleia Geral de Prestação de Contas 2025 da Instituição. A abertura oficial ocorrerá às 9h, com a participação de representantes do Cosems-RN, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS).
Às 9h30, será realizado o painel central do evento, que abordará as diretrizes, a estrutura operacional e financeira do Programa Agora Tem Especialistas, o cenário estadual de implementação da política e a utilização dos principais pontos de interface entre emendas parlamentares e Organização de Cooperação Internacional (OCI). O debate contará com exposições de representantes do Ministério da Saúde, da Sesap e do Cosems-RN, promovendo um espaço qualificado de diálogo e esclarecimento para os gestores municipais.
O encerramento está previsto para 12h30, consolidando um momento estratégico de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento da atuação municipal no SUS.