O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizará, nesta quarta-feira (15), sua a 270ª Reunião Ordinária, reunindo secretários e secretárias municipais de saúde, técnicos e representantes de instituições que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) potiguar. O encontro acontecerá a partir das 9h, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), localizado na Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, em Natal.
Durante a programação, será realizada também a 3ª Assembleia Geral do Cosems-RN, com destaque para a aprovação da revisão do estatuto e do regimento interno da entidade, etapa importante para o aprimoramento da governança institucional e o fortalecimento do papel do Conselho junto aos municípios. A pauta da reunião também contempla temas de grande relevância para a gestão municipal do SUS, como a aprovação da agenda da reunião descentralizada do Cosems em dezembro, que ocorrerá por região de saúde; e a proposta de repasse dos recursos do Piso Variável da Vigilância Sanitária (VISA) para 2025.
Também estarão em discussão a pauta da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e informes sobre estratégias de parcerias com o Hospital Memorial, processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF/UFRN), expansão de apoio aos municípios através do Impulso GOV, soluções médicas e administrativas apresentadas pela Filia Soluções em Saúde, atualização da contrapartida do Estado recurso AFB e data para realização de seminário sobre indicadores da APS. Entre os temas para discussão, a programação traz apresentações sobre os serviços oferecidos pelo Instituto de Radiologia de Natal (Grupo Fleury) e sobre o fluxo de execução das emendas parlamentares.
De acordo com a presidente do Colegiado e secretária municipal de saúde de Doutor Severiano, Maria Eliza Garcia, o encontro faz parte das ações contínuas de integração e apoio técnico promovidas pelo Cosems. “Nosso intuito é fortalecer a gestão municipal e consolidar o SUS como política pública de qualidade em todo o território potiguar”.