O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) participou, nesta terça-feira (28), da solenidade de acolhimento de 71 novos médicos que passam a integrar o Programa Mais Médicos no estado. O evento foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e reuniu representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, UFRN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), além de gestores e instituições parceiras.
Com a chegada dos novos profissionais, o Rio Grande do Norte passa a contar com 592 médicos vinculados ao Programa Mais Médicos, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde, especialmente em municípios de pequeno porte e em áreas com maior dificuldade de provimento de profissionais.
Representando o Cosems-RN, a presidente Maria Eliza Garcia destacou que a chegada dos médicos representa um importante avanço para a assistência à população potiguar, sobretudo nos municípios mais vulneráveis. Durante sua fala, Maria Eliza ressaltou que o conhecimento da realidade local é essencial para uma atuação resolutiva na Atenção Primária. “Não tem como a gente fazer saúde sem conhecer o território. Os médicos que estão chegando hoje precisam ter este entendimento.”
A presidente do Conselho de Secretarias também reforçou a importância da humanização no cuidado e da parceria entre os profissionais e as gestões municipais. “O olhar no olho do paciente muda toda a realidade. Os gestores serão parceiros de vocês médicos. Não esqueçam que vocês estão ali para cuidar de pessoas.”
Além de Maria Eliza Garcia, participaram da mesa de abertura o representante da UFRN, professor Rubens Marimbondo; a representante da UFERSA, professora Ligiane Diógenes; a coordenadora dos Programas de Provimento do Ministério da Saúde, Daiana Cristina; a representante do Ministério da Educação, Lilian Souza; e a representante da Superintendência do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Márcia Cristina.
O acolhimento marca o início da atuação dos novos médicos no estado e reforça o compromisso do Programa Mais Médicos com a ampliação do acesso à saúde, a redução das desigualdades regionais e o fortalecimento da Atenção Primária como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).