CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 17 de agosto de 2023

COSEMS, SESAP E MINISTÉRIO DA SAÚDE SE UNEM PELA QUALIFICAÇÃO DA VACINAÇÃO NO RN

Por Ascom Cosems-RN

Buscando firmar um pacto tripartite pela qualificação e melhoria dos indicadores vacinais no Estado do Rio Grande do Norte, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) representado por sua presidente Maria Eliza Garcia (Doutor Severiano), pela diretora financeira Ângela Wilma (Major Sales) e pela assessora técnica Solane Costa estiveram, na manhã desta quinta-feira (17), em agenda na Prefeitura do Natal.

Além do Cosems, também participaram das discussões: o secretário municipal de saúde de Natal, Dr George Antunes e técnicos da pasta; o secretário municipal de governo, Joham Alves Xavier; o superintendente do Ministério da Saúde no RN, Jalmir Simões; o diretor do Departamento de Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, Éder Gatti; e membros da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), dentre outros.

Para a presidente Maria Eliza Garcia, o objetivo do encontro foi alcançado uma vez que todos os presentes se colocaram à disposição para atuar na melhoria dos indicadores vacinais em menores de 15 anos, para efetivar o processo de microplanejamento no Estado, para trabalhar as dificuldades em torno da hesitação vacinal e para melhorar a comunicação em torno do processo de vacinação, dentre outros pontos.

“Precisamos investir em planejamento da vacinação, pois sei que esse é um grande gargalo em nossas gestões”, pontuou Maria Eliza Garcia, sugerindo que, ao seu ver, a vacinação ser realizada por membros das Estratégias em Saúde da Família é uma estratégia importante a ser pensada. Em relação ao combater da hesitação vacinal, a presidente do Cosems sugeriu uma política de orientação integrada entre saúde, edução e assistência social nos municípios.

Eliza Garcia também parabenizou o processo de microplanejamento que está sendo implantado pela Sesap e criticou o atual formato e de Dia D utilizado pelos municípios.