CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 31 de maio de 2021

COVID-19: COSEMS E ESTADO PACTUAM VACINAÇÃO DE NOVOS PÚBLICOS INCLUINDO TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) pactuaram, na manhã desta segunda-feira (31), os próximos passos do esquema de vacinação contra a Covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte durante reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada através da plataforma Zoom.

Na reunião foi debatida a vacinação dos trabalhadores em saúde que estão pendentes, o diagnóstico e finalização das D2 da Coronavac, o diagnóstico em relação às D2 da Oxford e Pfizer, a atualização do sistema RN Mais Vacina e a vacinação de novos públicos, dentre outros.

As discussões da CIB, que pela primeira vez contaram com a participação de uma chefe do Poder Executivo Estadual, no caso a governadora Fátima Bezerra (PT), concentrou atenção especial à inclusão dos trabalhadores da educação no público prioritário de vacinação contra a COVID-19.

Presente ao encontro, a presidente do Cosems-RN e secretária municipal de saúde de Doutor Severiano, Maria Eliza Garcia, fez breve observação e mostrou sua preocupação sobre possível desgaste das gestões quando na hipótese de municípios conseguirem avançar com a vacinação enquanto outros não.

LOGÍSTICA

A vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte segue imunizando os públicos definidos conforme Programa Nacional de Imunização (PNI) e nota técnica do Ministério da Saúde.

Em paralelo, o RN iniciará a vacinação dos profissionais da educação, partindo da creche e pré-escola, até cobrir todo o ensino básico, para então seguir ao ensino superior. Somente com a conclusão dos grupos prioritários definidos pelo PNI e nota técnica do Ministério da Saúde será possível avançar para os grupos abertos por idade.

Ainda durante a reunião, ficou acertada a necessidade dos municípios atuarem na busca ativa da população que ainda não procurou os serviços de saúde para tomar a segunda dose da vacina.