CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 31 de agosto de 2023

ENCONTRO DE DIRETORIA DO CONASEMS E CIT INTEGRAM AGENDA DE PRESDIDENTE DO COSEMS EM BRASÍLIA

Por Ascom Cosems-RN

Cumprindo agenda administrativa na capital federal, Brasília/DF, desde terça-feira (29), a presidente do Conselho de Secretarias Municiais de Saúde do Rio Grande do Norte, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), participou dos debates realizados durante a reunião de diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

“Esta foi a primeira reunião da nova diretoria do Conasems para o biênio 2023/2025. Na oportunidade, a nova gestão do Conasems pontuou o compromisso com os gestores de saúde e com a condução do Sistema Único de Saúde [SUS]”, pontuou Maria Eliza, mostrando que, na oportunidade, o presidente Hisham Hamida fez um panorama de como estão as discussões e dificuldades do SUS, com destaque para o Piso Salarial da Enfermagem.

Ainda de acordo com a presidente do Cosems-RN, nesta quarta-feira (30), a ministra da saúde, Nísia Trindade, esteve presente nas discussões onde reafirmou seu compromisso e respeito pela instituição Conasems, pelos gestores de saúde e pelo SUS.

“Secretários do Ministério da Saúde, que acompanharam a ministra Nísia Trindade, apresentaram algumas pautas importantes com destaque para a situação da saúde especializada, que nos preocupa por ser, no momento, um dos maiores gargalos do SUS em virtude da insuficiência de serviços e subfinanciamento”, esclareceu Maria Eliza Garcia, apontando que sua agenda em Brasília terá continuidade nesta quinta-feira (31) onde participará do encontro ordinário da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).