CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 1 de outubro de 2021

Ministério da Saúde lança a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescente

Por Ascom Cosems-RN

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (30) a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes. O objetivo da campanha, que acontece de 1º a 29 de outubro, é disponibilizar 18 tipos de vacinas para menores de 15 anos de todo país para atualizar a carteira de imunização desse público. O Dia D da campanha de multivacinação será em 16 de outubro e contará com cerca de 45 mil pontos de vacinação abertos para disponibilizar as doses.

As vacinas que estão disponíveis nos postos são: BCG, Hepatite A e B, Penta, Pneumocócica 10 valente, VIP, VRH, Meningocócica C, VOP, Febre Amarela, Tríplice viral, Tetraviral, DTP, Varicela e HPV quadrivalente.

Durante a cerimônia de lançamento, o ministro da saúde substituto, Rodrigo Cruz, ressaltou a importância da campanha de vacinação. “O objetivo dessa imunização, como o secretário Arnaldo colocou muito bem, é evitar que algumas doenças que já estão erradicadas voltem, e mais do que isso: proteger a vida dessas crianças. As crianças são o futuro do nosso país”, ressaltou o ministro.

Em sua fala, o presidente do Conasems, Wilames Freire, ressaltou que o mês de Outubro será uma ótima oportunidade para que crianças e adolescentes atualizem a caderneta de vacinação. “A campanha tem como objetivo colocar durante esse mês nossas equipes das mais de 48 mil unidades básicas de saúde em suporte para receber e estimular a população, principalmente pais e mães, sobre a vacinação das crianças e dos adolescentes. É uma oportunidade ímpar que será colocada em ação através de Estados e municípios”, comentou.

Todas as vacinas, que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI), são seguras e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dados preliminares das doses aplicadas serão divulgados no LocalizaSUS.

FAÇA DOWNLOAD DE MATERIAIS DA CAMPANHA: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2021/atualizacao-da-caderneta-2021

PORTAL DO CONASEMS