CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 18 de setembro de 2025

Oficina em Natal debate fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

Por Ascom Cosems-RN

Com a presença do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) teve início nesta quarta-feira (17), em Natal, a Oficina de Mobilização Social por uma Atenção Primária Forte. O encontro, que acontece até esta quinta-feira (18), reúne integrantes do controle social e equipes técnicas das secretarias estaduais de saúde do Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte para discutir os desafios e apontar estratégias que fortaleçam a Atenção Primária à Saúde (APS).

Uma organização do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde, a Oficina tem a proposta de aprofundar o diálogo entre sociedade e gestão pública sobre a APS, reforçando a relevância da participação social na consolidação de uma Atenção Primária à Saúde resolutiva, inclusiva e alinhada às necessidades da população.

Durante sua participação nas discussões, a assessora técnica e representante do Cosems-RN, Solane Costa, destacou a urgência de unir esforços para superar os obstáculos enfrentados nos municípios.

“Nós temos muitos desafios. Precisamos de apoio, porque é nos municípios que tudo acontece. É necessário mais aporte financeiro, educação permanente para os trabalhadores e uma responsabilidade compartilhada entre União, estados e municípios. Precisamos de formação, de ajustes nos fluxos de atendimento e de articulação coletiva. Ainda há tempo para isso”, afirmou.

Solane também relembrou a luta da presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS de Dr. Severiano), em defesa da Atenção Primária e prestou homenagem ao ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Canindé Santos, falecido em 17 de agosto, reconhecendo sua dedicação à melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

Programação

No primeiro dia de atividades, os participantes acompanharam a mesa “Território Vivo: Comunidade Mobilizada e Atenção Primária Fortalecida” e debateram os principais desafios enfrentados nos territórios, tanto na implementação das ações da APS quanto na atuação do controle social.

Nesta quinta-feira (18), a programação será dedicada à construção de propostas coletivas, com foco em estratégias para o fortalecimento da APS e para a criação de Conselhos Locais, além do compartilhamento de experiências e apresentação dos resultados dos grupos de trabalho.