CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 15 de março de 2019

Maternidade Leide Morais comemora dez anos de atividades com vasta programação

Por Ascom Cosems-RN

Para comemorar os dez anos de funcionamento, a Maternidade Leide Morais, localizada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, pertencente ao Distrito Sanitário Norte II, preparou uma semana de programação diversificada, no horário das 8h às 14h. A abertura será nesta segunda-feira (18), a partir das 14h. Em 2018 a maternidade realizou mais de 125 mil atendimentos. 

A Maternidade Leide Morais tem como maior diferencial a sua estrutura física e se destaca por ser referência no parto humanizado. Atualmente a maternidade conta com 28 leitos conjuntos e além disso 11 leitos no modelo PPP (Pré-parto, Parto e Pós-Parto), que é uma suíte privada onde a gestante tem só pra ela e para um acompanhante de livre-escolha. 

A enfermeira Isabel Fonseca Cordeiro trabalha na Maternidade desde a inauguração. “Desde o início é percebido um alto grau de satisfação das pacientes, principalmente em ralação à sala PPP. Os PPPs são as nossas suítes. Elas possuem uma estrutura voltada para o conforto da gestante na hora do parto e também para os acompanhantes. As mulheres que fazem parto normal utilizam o espaço. A gente percebe o brilhinho no olhar desde as primeiras pacientes. Sempre seguidos de comentários positivos. É como se fosse aquele quarto de hotel bem cuidado que talvez ela nunca tivesse a chance de se hospedar” destacou a enfermeira. Durante a internação, tanto as pacientes, quanto os acompanhantes recebem todas as refeições, com todas as refeições sendo feitas na própria unidade. 

A Jovem Rayssa Silva, de 21 anos, foi mãe pela primeira vez e fez o seu parto na Leide Morais na modalidade PPP. “Eu gostei muito do atendimento desde o início. Eles conversaram muito comigo sobre o que eu queria e me deram muita abertura para as escolhas. Eu me senti muito acolhida e escutada aqui tanto antes quanto depois do parto.” A paciente pode escolher o acompanhante à sua escolha, escolher a posição e fazer parte das escolhas daquele parto, respeitando as restrições de caráter médico. 

São oferecidos ainda serviços como o parto de risco habitual, cesárea, curetagem, aspiração manual intrauterina, teste do pezinho, teste do olhinho, da orelhinha, vacinas iniciais, ultrassonografia e inserção de DIU no pós-parto e pós aborto. Além disso, as gestantes ainda recebem acompanhamento nutricional e de serviço social. A Leide Morais também realiza, sistematicamente, a capacitação dos servidores, exatamente para sempre proporcionar o melhor atendimento possível para as futuras mães. 

O maior desafio para a Maternidade Leide de Morais, segundo a enfermeira Isabel Fonseca, é manter o padrão de referência e qualidade no serviço e lidar com a rotatividade de pacientes e de profissionais. “A gente se esforça bastante pra manter nosso serviço com qualidade. Pois é muito bom oferecer conforto para as mulheres que decidem ser mães em um momento tão especial como esse” afirma Isabel. 

Ana Maria, 40 anos, tem 3 filhos, sendo que dois dos partos foram realizados na Maternidade Leide Morais. “Foi uma escolha. Meu primeiro filho eu tive num hospital particular. O meu segundo eu quis fazer na Leide Morais e foi uma experiência incrível. Por que voltei para cá para ter meu último filho.” disse a paciente. 

Outro serviço-destaque da Leide Morais é o pré-natal, onde a maternidade recebe duas vezes por mês visitas de gestantes que fazem o pré-natal na Zona Norte para se habituarem com a maternidade de acordo com o calendário anual. Na ocasião as mulheres conversam com a assistência social, enfermeiras, sobre os serviços e o parto. 

PROGRAMAÇÃO

O segundo dia de programação dos 10 anos da Maternidade, na terça-feira (19), às 8h, acontece a realização do curso “Promovendo e Incentivando a Amamentação”. À tarde segue com reunião ampliada do colegiado e a apresentação da Série Histórica dos Indicadores. 

Na quarta-feira (20), terá atendimento em Saúde do Trabalhador, pela manhã, com sessão de beleza e à tarde atendimento com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). A quinta-feira (21) pela manhã tem abertura do Calendário de Vinculação dos Grupos de Gestantes e à tarde acontece o Lançamento da proposta da Comissão de Segurança ao Paciente.  

A sexta-feira (22), pela manhã, tem exposição fotográfica, mostra de notícias da década e sarau poético. À tarde segue com mensagem de agradecimento, atividade cultural e coffee Break, encerrando as comemorações da semana. 

IMPRENSA SMS NATAL