CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 23 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Natal vacina 1.471 Idosos com 90 anos e mais

Por Ascom Cosems-RN

Uma nova etapa de vacinação de grupos prioritários em Natal foi iniciada nesta segunda-feira (22) pela Prefeitura de Natal. Os idosos com 90 anos e mais, não acamados, puderam receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Ao todo, foram vacinados 1.471 idosos.

Emocionado, seu Joaquim da Rocha, de 93 anos, morador de Capim Macio, foi o primeiro a receber a dose no setor de vacinação para pedestre montado no shopping Via Direta. Ele chegou acompanhado do filho e elogiou a organização. “Achei tudo organizado, fiz questão de comparecer logo cedo”, contou. Emoção também vivida pela família de Maria Fernandes, de 111 anos, que foi vacinada no drive-thru montado no Ginásio Nélio Dias.

João Maria, 95 anos, também chegou cedo, e assim que lhe aplicaram a dose disse aliviado para a profissional de saúde: “Escapei dessa, né minha filha”? A vacinadora lembrou ao idoso que ainda é necessário continuar com os cuidados básicos como usar máscara, manter a higienização das mãos, evitar aglomerações e comparecer para tomar a segunda dose da vacina, entre o 14º ao 28º dia após a primeira.

A família de Maria de Jesus, de 92 anos, agradeceu a atenção, rapidez, empatia e profissionalismo da equipe do drive do Palácio dos Esportes. “Chegamos na fila às 7h45, já estava virando a avenida Campos Sales, achei que ia demorar, mas foi tudo muito rápido. Esse momento é histórico para mim e minha família, estão todos de parabéns”, conta.

Nessa etapa de vacinação, estão sendo aplicadas vacinas somente da Coronavac. Para se vacinar, o idoso deve levar o cartão de vacina, comprovante de residência que confirme o domicílio em Natal e documento oficial com foto. Neste primeiro dia, 1.163 idosos procuraram os drives para se vacinar e 308 optaram por uma das cinco salas de vacinação disponível.

Para evitar aglomerações durante a etapa da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde montou três pontos de drive-thrus: Palácio dos Esportes, Via Direta e Nélio Dias, esses dois últimos contam com salas de vacinação para pedestre e funcionam das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e na sexta, até as 13h.

Quem optar por uma das cinco salas de vacina, a vacinação está disponível nas seguintes Unidades Básicas: UBS São João, UBS Nazaré, UBS Pajuçara, UBS Candelária e USF Vale Dourado, com horário de  funcionamento no período da manhã das 8h às 12h30 e da tarde  das 13h30 às 16h.

Vacinômetro – 1º dia

TOTAL = 1.471

  • Palácio dos Esportes 384 idosos
  • Nélio Dias 207 idosos
  • Via Direta 572 idosos
  • UBS Pajuçara 7 idosos
  • UBS Vale Dourado 25 idosos
  • UBS São João 91 idosos
  • UBS Nazaré 112 idosos
  • UBS Candelária 73 idosos

IMPRENSA SMS NATAL