13 de março de 2020 Cosems e Sesap concluem debates regionais sobre Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde
Por Ascom Cosems-RN
Abertura dos Acolhimentos Regionais, em 02 de março, com gestores da região Metropolitana de Natal.

 

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) finalizou nesta quinta-feira (12) os Acolhimentos Regionais 2020, no município de Caicó. O último encontro foi realizado na sede da IV Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) e contou com a participação de gestores da região Seridó (4a região de saúde).

Em 2020 os Acolhimentos Regionais capacitaram os gestores em torno do Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). O público-alvo dos encontros foram secretários municipais de saúde, coordenadores da APS e coordenadores de vigilância dos municípios potiguares. Membros do Conselho Estadual de Saúde (CES) também participaram destas capacitações.

Conduzidos por integrantes das equipes técnicas do Cosems e Sesap, os Acolhimentos foram desenvolvidas junto às regiões de saúde do Estado em sete encontros. Iniciados em Natal, pelos municípios da região Metropolitana (7a região de saúde), em 02/03, as capacitações foram realizados em São José de Mipibu, em 03/03, com os municípios das regiões Agreste e Litoral Sul (1a da região de saúde). Em João Câmara, os municípios das regiões Mato Grande e Salineira (3a da região de saúde) receberam os Acolhimentos no dia 04/03. Em seguida, o município de Santa Cruz sediou o encontro das regiões Trairi e Potengi (5a da região de saúde) no dia 05/03. As regiões Oeste (2a região de saúde) e Vale do Açu (8a região de saúde) tiveram seus encontros realizados em 10/03, em Mossoró. Já os municípios do Alto Oeste (6a região de saúde) foram capacitados em Portalegre, em 11/03.

“O Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde trouxe para nós, gestores de saúde, condições de melhor reorganizar o planejamento e estratégias de trabalho, para isso precisamos olhar melhor para os nossos indicadores, tendo melhor resultados e qualidade de trabalho”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia.

Ainda de acordo com a gestora, a parceria entre Cosems e a Secretaria de Estado da Saúde Pública, na realização do acolhimento 2020, foi de fundamental importância para o sucesso do projeto que percorreu todas as regiões de saúde do Rio Grande do Norte. “Agradeço a presença de todos os gestores, equipe técnica dos municípios, bem como dos gerentes de Ursaps [Unidades Regionais de Saúde Pública] e do núcleo central da SESAP que estiveram conosco realizando estes encontros com tanta riqueza de informações técnicas sobre o Novo Modelo de Financiamento da APS”.

 

Gestores da primeira região de saúde (Litoral Sul/Agreste).

 

Gestores das regiões Mato Grande e Salineira (terceira região de saúde) sendo capacitados em João Câmara.

 

Encontro em Santa Cruz com gestores da quinta região de saúde (Trairi/Potengi).

 

Acolhimento regional em Mossoró com gestores do Oeste (segunda região) e Vale do Açu (oitava região).

 

Gestores da sexta região de saúde (Alto Oeste), em Portalegre.

 

Último encontro dos Acolhimentos Regionais 2020, em Caicó, com gestores da região Seridó.