17 de setembro de 2019 Cosems-RN debate governança e regionalização durante Conares
Por Ascom Cosems-RN

Nesta segunda (16) e terça-feira (17) a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia (Doutor Severiano), o secretário de articulação interinstitucional, Jalmir Simões (São Gonçalo do Amarante) e a diretora financeira, Debora Costa (São José do Seridó), participam do encontro do Conares em Brasília/DF.

Na pauta do encontro, que acontece no edifício do Banco do Brasil, consta: plano ampliado de desenvolvimento da epidemiologia aplicada aos serviços do SUS, matriz da governança dos Cosems, regionalização e atenção básica. Além dos representantes do Rio Grande do Norte, o encontro também conta com representantes de todos estados da federação e membros da diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

“Neste primeiro dia, tivemos discussões proveitosas e reflexivas sobre regionalização. Não podemos pensar em regionalização sem responsabilizar os três entes, pois além dos municípios, estados e união também têm responsabilidades; só assim poderemos avançar na organização das regiões de saúde. Na agenda de terça, debateremos um novo modelo de financiamento da atenção básica, tema de grande importância e preocupação pra nós gestores municipais”, destacou Maria Eliza.