CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de fevereiro de 2021

Cosems-RN inicia acolhimentos regionais por gestores do Vale do Assú

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), iniciou, nesta terça-feira (9), seus acolhimentos regionais 2021. O primeiro encontro aconteceu concomitantemente com a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) da oitava região de saúde (Vale do Assú), na sede da II Unidade Regional de Saúde Pública, em Mossoró.

A reunião contou com gestores de Alto do Rodrigues, Angicos, Carnaubais, Itajá, Paraú, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Triunfo Potiguar. Além da acolhida do Cosems, no encontro também houve apresentação de novos secretários e alteração da Programação Pactuada e Integrada (PPI) dos municípios de Carnaubais e Pendências.

Os secretários municipais de saúde presentes elegeram o gestor de Pendências, Ricardo Alves da Silva, como coordenador da CIR. As vice-presidências regionais do Cosems-RN ficaram com Antônio Flávio Silva (Alto do Rodrigues) e Maria Kátiana Moura Aquino (Paraú), respectivamente, titular e suplente.

Representando a presidente Maria Eliza Garcia, o secretário executivo, Sueldo Queiroz, em sua mensagem de boas-vindas aos novos gestores, explanou sobre peculiaridades e importância do Cosems.  “O Conselho está sempre pronto para atender e orientar os gestores sobre os principais assuntos relativos ao SUS [Sistema Único de Saúde]. Temos uma equipe competente, capacitada e acolhedora para isso”, destacou.

Ainda em sua fala, Queiroz também enfatizou: importância da representação nas CIRs; detalhes sobre CIB e CIT, Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite, respectivamente; importância das representações regionais do Cosems-RN; empenho da presidente Maria Eliza em capacitar os gestores; portaria do Previne Brasil; alimentação e homologação de dados no SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde); saúde bucal; Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES); adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE); cirurgias eletivas; fluxo de documentação das secretarias; e agentes de comunitário de saúde e de combate às endemias.

Do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN também marcaram presença: a assessora técnica, Solane Costa e a coordenadora do projeto Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, Alexandra Régio.

PROGRAMAÇÃO

Às 10 horas, desta quarta-feira (10), o acolhimento do Cosems será voltado aos gestores da segunda região de saúde (oeste). O Encontro também acontecerá na sede da II URSAP, em Mossoró.

Na quinta-feira (11) o Acolhimento do Cosems-RN contemplará os secretários da quarta região de saúde (Seridó). A reunião será às 9 horas da manhã, no Dom Wagner, em Caicó.