CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 8 de abril de 2021

Parceria entre SBC e Conasems promove lives sobre prevenção de doenças cardiovasculares

Por Ascom Cosems-RN

Em continuidade a parceria entre a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o Conasems para promover conjuntamente a educação de equipes de saúde dedicadas à atenção primária de municípios brasileiros nos temas relativos à prevenção das doenças cardiovasculares, será retomada a partir de abril a série de atividades on-line que faz parte do projeto que recebeu o nome de Cuidando do Coração.

Os encontros serão mensais com transmissão pelo canal do YouTube do Conasems com a participação de profissionais especialistas sobre os temas estruturados e produzidos pela SBC, com a validação prévia da grade de conteúdo feita pelo Conasems. Haverá a possibilidade de debate on-line com os participantes e acesso posterior ao material veiculado. Poderá existir conteúdos voltados para diferentes profissionais das equipes de saúde

As ações da parceria entre as entidades têm um cronograma específico (veja abaixo), com início no próximo dia 14 de abril, às 15h (horário de Brasília), com o tema “Atividade física”, em referência ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 6 de abril. A sequência dos encontros retratará as principais atividades das equipes de atenção primária no território nacional.

A transmissão ao vivo será feita pelo link: https://youtu.be/pchqOmMjgkE.

CUIDANDO DO CORAÇÃO

O projeto Cuidando do Coração foi assinado entre a SBC e o Conasems em março de 2020, visando capacitar e qualificar os profissionais de saúde por meio de abordagem multiprofissional e utilização de plataforma digital. O acordo tem vigência de três anos, podendo ser renovado mediante nova proposta.

A motivação para a realização da iniciativa deve-se à prevalência e gravidade das doenças cardiovasculares, que são responsáveis por 30% das mortes todos os anos no Brasil.

“No momento que vivemos, de aumento no número de casos de Covid-19, que cardiopatas podem ter mortalidade de três a quatro vezes maior que outros pacientes, ações voltadas à atenção primária provocam impactos positivos à prevenção dessas enfermidades e também em relação ao manejo de pacientes crônicos”, explica o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, José Francisco Kerr Saraiva.

Para ele, é fundamental levar aos profissionais de saúde informações sobre as principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

“Discutir os problemas de saúde pública, promovendo a interação entre as Secretarias Municipais de Saúde do país e o Sistema Único de Saúde (SUS) e difundindo o conhecimento científico com integridade, ética e inovação, sempre foi o compromisso da SBC, que acredita que investir na atenção primária é essencial para a prevenção de doenças”, destaca o diretor.

O projeto Cuidando do Coração tem abrangência nacional e visa levar os temas mais importantes sobre DCNT aos profissionais de 45 mil equipes de saúde da família, de 40 mil unidades básicas de saúde (UBS), distribuídas pelos 5.570 municípios brasileiros.

“Este trabalho é muito importante, pois leva informação e conhecimento a quem está à frente do cuidado da saúde da população brasileira. É a forma que temos de prevenir as doenças do aparelho circulatório e cuidar dos que já possuem comorbidades crônicas. É investindo na linha de cuidado que vamos diminuir o número de pacientes nos hospitais, onde é despendida grande parte dos recursos públicos”, comenta o presidente do Conasems, Wilames Freire Bezerra.

Confira o cronograma de atividades:

 

VIA PORTAL CONASEMS