CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 16 de dezembro de 2021

COSEMS-RN REALIZOU ASSEMBLEIA GERAL E ÚLTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2021

Por Ascom Cosems-RN

Nesta quarta-feira (15) o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou sua Assembleia Geral e, logo em seguida, sua 248º reunião ordinária. Ambos os encontros aconteceram no Praiamar Natal Hotel & Convention, no bairro de Ponta Negra, em Natal.

Em um primeiro momento, durante a Assembleia Geral, foram propostas modificações no Estatuto do Cosems. Após apresentação e aprovação destas, o Conselho de Secretarias absorverá os apoiadores regionais após a conclusão do Projeto Rede Colaborativa do SUS, conduzido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e continuará com seu atual Conselho Diretor até o ano de 2024, quando serão encerradas as atuais gestões municipais.

Na “ordem do dia”, após amplo debate entre os gestores, ficou pactuada reunião do Cosems com a Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para alinhar demandas referentes ao fluxo de contrarreferência dos pacientes que necessitam voltar às suas unidades de origem hospitalar.

O Conselho de Secretarias e gestores também pactuaram os calendários referentes às reuniões ordinárias de 2022 (CONFIRA AQUI) bem como as datas referentes aos acolhimentos regionais que acontecerão a partir de fevereiro (CONFIRA AQUI). A última pauta da “ordem do dia” tratou sobre a linha de cuidado à pessoa com fissura labiopalatal (CONFIRA AQUI).

Já nos “temas para discussão”, foram abordados assuntos referentes aos Programas Previne Brasil e Mais Médicos/Médicos pelo Brasil (CONFIRA AQUI). As pautas foram trabalhadas pelos assessores técnicos do Cosems-RN, Jackson Lira e Celiza Garcia.

Em sua reta final, já na parte dos “informes”, assuntos como implantação da vacinação contra Febre Amarela, execução de crédito extraordinário Covid-19 e Conferência de Saúde Mental, foram repassados aos gestores. Após o término da 248ª reunião ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde os gestores presentes participaram de confraternização oferecida pelo Colegiado.

APRESENTAÇÕES

Saúde Bucal – https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2021/12/lilia-nusb-lcpf-1-1.pptx

Calendário de reuniões ordinárias 2022 – https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2021/12/ok-calendario-de-reuniao-ordinaria-2022-cosems.pdf

Mais Médicos e Médicos pelo Brasil – https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2021/12/programa-mais-medicos-e-medicos-pelo-brasil.pdf