CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 6 de setembro de 2023

TRABALHOS DO RN FORAM EXPOSTOS DURANTE 9º CONGRESSO NORTE-NORDESTE

Por Ascom Cosems-RN

Experiências exitosas dos municípios de Riachuelo, Vera Cruz, Tibau do Sul e Jardim de Piranhas foram compartilhadas durante o 9º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece em Salvador, capital da Bahia. Considerado um dos maiores eventos regionais de Saúde Pública realizados no Brasil, o Congresso Norte-Nordeste 2023 tem sua 9ª edição realizada entre os dias 4 e 6 de setembro, no Centro de Convenções de Salvador.

“Trouxemos experiências exitosas de nosso Rio Grande do Norte para compartilharmos nosso SUS que dá certo com todos os municípios do norte e nordeste do Brasil”, frisou Maria Eliza Garcia que, além de presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) é diretora de municípios de pequeno porte do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Ainda de acordo com Maria Eliza Garcia, os trabalhos selecionados pelo Cosems-RN e expostos no Congresso, foram: “Projeto ambulatório saúde para todos: atendimentos horário ampliado para saúde do trabalhador, caminhoneiros, ambulatório trans, população LGBTQI+ e PREP”, de Riachuelo; “Criativamente – Um olhar amplo e humanizado para mulheres usuárias de serviço de saúde mental na Atenção Básica”, de Vera Cruz; “Processo de trabalho e estratégias utilizadas para ampliação da cobertura de vacinal da população”, de Tibau do Sul”; e “Imuniza Coletivo: uma proposta para a melhoria e fortalecimento das ações de imunização no território adscrito”, de Jardim de Piranhas.

MESA

A presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia, coordenou mais uma Mesa Temática durante o evento. Nesta segunda oportunidade, a mesa coordenada por Mari Eliza debateu a construção de uma rede de saúde mental integrada no norte e nordeste. Os debates também contaram com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, Conselho Nacional de Justiça, Cosems Bahia e Cosems Maranhão.

Confira fotos do segundo dia do evento: https://www.cosemsrn.org.br/galeria/9o-congresso-norte-nordeste-de-sms-2o-dia/

CONTEÚDO RELACIONADO

Veja como foi o primeiro dia do evento https://www.cosemsrn.org.br/noticia/presidente-do-cosems-rn-coordena-mesa-tematica-sobre-vigilancia-em-saude-durante-9o-congresso-norte-nordeste/

SOBRE O CONGRESSO

Confira detalhes https://nortenordeste.conasems.org.br