CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 12 de fevereiro de 2021

Cosems-RN leva acolhimentos regionais para o Oeste, Vale do Assú e Seridó

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) encerrou a primeira semana de realização dos acolhimentos regionais. O início dos eventos nas regiões de saúde acontece uma semana após a realização do Acolhimento de Gestores 2021, realizado em Natal, no último dia 04 de fevereiro, no hotel Holiday Inn.

As três primeiras regiões a receberem a equipe técnica do Cosems-RN foram: Vale do Assú (oitava região), Oeste (segunda região) e Seridó (quarta região). Enquanto os encontros da oitava e segunda regiões ocorreram em Mossoró, na sede da II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), na terça (9) e quarta-feira (10), respectivamente, o encontro com gestores da quarta região aconteceu nesta quinta-feira (11), no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó.

Os acolhimentos regionais são estratégias desenvolvidas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN para levar o Conselho às regiões de saúde e aproximar técnicos da Instituição aos gestores de saúde dos 167 municípios potiguares e, assim, facilitar a troca de informações e conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Os próximos acolhimentos regionais ocorrerão em Santa Cruz, em 03 de março, com gestores da quinta região de saúde (Trairi/Potengi); e em Passagem, em 04 de março, com gestores da primeira região de saúde (Agreste/Litoral Sul).

QUARTA REGIÃO

O acolhimento aos gestores do Seridó contou com a presença de aproximadamente 40 participantes de todos os 25 municípios da região, dentre eles: técnicos municipais, secretários de saúde, vice-prefeito de Carnaúba dos Dantas, Luiz Eduardo, vice-prefeito de Caicó, Toinho Santiago e prefeitos de Jucurutu, Iogo Queiroz; Timbaúba dos Batistas, Ivanildinho Albuqerque (presidente da Associação dos Municípios do Seridó – AMS); Cruzeta, Joaquim de Medeirinho; Serra Negra do Norte, Serginho Fernandes; Tenente Laurentino Cruz, Inácio Macêdo; São João do Sabugi, Aníbal Pereira; Santana do Matos, Alice de Assis; e Caicó, Judas Tadeu.

Em virtude da pandemia e de limitações impostas por decreto, emitido pela gestão municipal de Caicó para controle e combate da COVID-19, o encontro também foi transmitido pela plataforma Google Meet para participantes que não puderam acompanhar as discussões de forma presencial. Levaram mensagem aos presentes, durante abertura dos trabalhos, a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia, a gerente da IV URSAP, Cordélia Araújo, prefeito de Timbaúba dos Batistas e presidente da MAS, Ivanildinho Albuquerque, a secretária de saúde de Caicó, Evaneide Nóbrega, e o prefeito do município, Judas Tadeu.

Informações sobre atenção primária, financiamento, Programação Pactuada e Integrada (PPI), COVID-19, Programa Saúde na Escola (PSE), vigilância em saúde e Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), dentre outros, foram repassadas. Na oportunidade, os secretários presentes elegeram Evaneide Nóbrega para titularidade da vice-presidência regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN no Seridó.

Confira também:

Cosems acolheu novos secretários municipais de saúde do RN em evento virtual – https://www.cosemsrn.org.br/noticias/cosems-acolheu-novos-secretarios-municipais-de-saude-do-rn-em-evento-virtual/

Cosems-RN inicia acolhimentos regionais por gestores do Vale do Assú – https://www.cosemsrn.org.br/noticias/cosems-rn-inicia-acolhimentos-regionais-por-gestores-do-vale-do-assu/