CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de fevereiro de 2023

COSEMS-RN REALIZOU 254ª REUNIÃO ORDINÁRIA E ACOLHIMENTO AOS GESTORES NESTA QUINTA

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou, nesta quinta-feira (9), no hotel Holiday Inn, em Natal, sua 254ª Reunião Ordinária e Acolhimento aos Gestores 2023. Presença de diversos gestores de saúde de várias regiões de saúde do Estado, além do titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), Dr Cipriano Maia e de membros de sua equipe técnica.

Após os trâmites iniciais, o encontro foi iniciado com a apresentação de experiência exitosa do município de Santana do Seridó, sobre saúde mental, que foi trabalhada dentro do projeto “Vivências do SUS nos recantos potiguares”: https://www.youtube.com/watch?v=FON-E_EkJ7M.

Já na ordem do dia, Cipriano Maia fez um balanço de sua atuação frente a SESAP, bem como fez um amplo balanço do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Norte e apresentou novo organograma e composição técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (CONFIRA AQUI DECRETO Nº 31.371 DE 07 DE ABRIL DE 2022). Em seguida, a assessora técnica do Conselho de Secretarias apresentou documento consolidado que foi construído após encontro por secretários municipais de saúde, no último dia 19 de janeiro, durante Oficina de Planejamento Estratégico realizada pelo Cosems-RN. Encerrando esta fase do encontro, a pauta da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) foi apresentada aos presentes.

Os grandes debates da 254ª reunião ordinária e Acolhimento aos Gestores 2023 aconteceram sobre: o resultado do 3º quadrimestre de 2022 e estratégias de melhoria dos Indicadores do Programa Previne Brasil, que foi apresentado pelo assessor técnico do Colegiado, Jackson Lira (CONFIRA AQUI); e sobre o cenário epidemiológico das arboviroses no RN (CONFIRA AQUI), calendário dos ciclos, planos de contingências municipais (CONFIRA MODELO) e administração de inseticidas; pautas que foram apresentadas por assessores do corpo técnico da Sesap. A reunião foi encerrada com informes sobre: 17ª Conferências Nacional de Saúde; sobre o cenário atual da imunização; e proposta de qualificação do projeto vivências do SUS nos recantos potiguares (CONFIRA AQUI NOVO EDITAL).

OUTRAS APRESENTAÇÕES

Confira material sobre cirurgias eletivas: https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2023/02/Cirurgias-Eletivas.pdf.

FOTOS

Confira registros do encontro: https://www.cosemsrn.org.br/galeria/254a-reuniao-ordinaria-e-acolhimento-2023/