11 de junho de 2020 Cosems-RN realiza 234ª reunião ordinária em ambiente online
Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou nesta quarta-feira (10), de forma online, sua 234ª reunião ordinária e 1ª Assembleia Geral de 2020. O encontro foi conduzido pela presidente Maria Eliza Garcia e contou com a participação de diversos gestores municipais de todo o Estado.

Em seu primeiro momento foi realizada a prestação de contas do ano de 2019 do Conselho pela diretora financeira, Debora Costa (CONFIRA AQUI). Iniciando a ordem do dia, o médico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ion Andrade, expôs proposta de plano municipal de mobilização social para o enfrentamento da COVID-19 no Estado.

Após explanação do médico Ion Andrade, o secretário executivo do Cosems, Sueldo Queiroz, apresentou minuta de ofício destinado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) contendo encaminhamentos da reunião conjunta realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) no tocante as obrigações e responsabilidades dos três entes perante a pandemia causada pelo novo coronavírus. O tema gerou debate entre os gestores sobre diversas questões, principalmente pela condução da pandemia pelo Executivo Estadual do Rio Grande do Norte.

Encerrando a ordem do dia a coordenadora de apoio do projeto Rede Colaborativa do SUS no RN, Alexandra Régio, apresentou o “Guia Orientador de Enfrentamento a Covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte” (CONFIRA AQUI). O apoiador Alexandre Policarpo tornou público a minuta de cronograma para apresentação do “Guia Orientador” por região de saúde, porém foi observado que datas precisarão ser revistas.

 

Ao final do encontro foram feitos informes sobre o cofinanciamento do Estado em relação a Assistência Farmacêutica e a Farmácia Básica, situação dos instrumentos de gestão dos municípios do RN de acordo com o DIGISUS GESTOR (CONFIRA AQUI)situação das arboviroses no RN, prazos para utilização de recursos em contas e portaria nº 1.445/2020 que trata sobre Centros de Atendimento para enfrentamento da COVID-19 (BOLETIM / PLANILHA). Informes sobre a “2ª MOSTRA RN AQUI TEM SUS” e a incompatibilidade de dados dos boletins da COVID-19 apresentados pela Sesap (notificações, distribuição de EPI’s e testes rápidos) também foram direcionados aos gestores.