CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 5 de fevereiro de 2021

Cosems acolheu novos secretários municipais de saúde do RN em evento virtual

Debates sobre o momento atual do SUS, agenda do gestor, responsabilidades administrativas e financeiras, programa Previne Brasil e sistemas de informações pautaram Acolhimento de Gestores 2021

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou, nesta quinta-feira (04), entre 09h e 12h e das 14h às 17h, o Acolhimento de Gestores 2021. A realização do evento contou com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Em decorrência da pandemia de COVID-19 o Acolhimento 2021 aconteceu de forma híbrida, no formato virtual – transmitido pelo canal do Cosems no Youtube – para os secretários municipais de saúde e presencial para palestrantes, representações das regiões e regionais de saúde, coordenadores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e diretoria executiva do Cosems-RN. O evento presencial aconteceu no hotel Holiday Inn, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

Representações do município de Doutor Severiano, na pessoa do prefeito Francisco Neri; da  Sesap, na pessoa do secretário Cipriano Maia; do Conasems, na pessoa do presidente Willames Freire; do Ministério Público (MP), na pessoa da promotora Iara Pinheiro; da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), na pessoa do diretor geral Fábio Dantas; do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS) no RN, na pessoa da superintendente Midya Gurgel; e do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do RN (NESC/UFRN), na pessoa de sua coordenadora Lavínia Uchoa, dentre outras, marcaram presença nas discussões.

O encontro foi dividido em dois momentos. No primeiro, das 9 às 12 horas, houve a abertura oficial do evento e a realização da Mesa 1, que abordou a “missão, momento atual e agenda do gestor de saúde”. A Mesa foi coordenada pela primeira vice-presidente do Cosems e secretária municipal de saúde de Boa Saúde, Dailva Bezerra. A abordagem do tema ficou por conta do presidente do Conasems, Willames Freire.

No segundo momento, que aconteceu entre 14 e 17 horas, aconteceu a Mesa 2, que debateu as “responsabilidades administrativas e financeiras, o programa Previne Brasil e os Sistemas de informações”. A Mesa foi coordenada pela segunda vice-presidente do Cosems-RN e secretária municipal de saúde de Extremoz, Regina Célia Guimarães.  O Tema foi trabalhado pelos técnicos do Conasems, Daniel Faleiros e Diogo Demarchi.

De acordo com a presidente Maria Eliza, a realização do evento foi bastante positiva, apesar do modelo híbrido, sem a presença maciça de todos os secretários municipais de saúde do Rio Grande do Norte. “Vocês, gestores e equipes, foram os grandes responsáveis pelo sucesso desse momento. Somos nós que fazemos acontecer, de fato, os serviços de saúde do Rio Grande do Norte. A palavra do momento é gratidão”.

Em suas palavras, durante o encerramento do Acolhimento de Gestores 2021, o presidente do Conasems, Willames Freire, destacou a luta de Maria Eliza Garcia a frente da presidência do Cosems-RN. “O Cosems é casa do secretário municipal. Aqui no Rio Grande do Norte este espaço está muito bem cuidado por esse grupo de pessoas que representam o conjunto de secretários do Estado sob presidência de Maria Eliza”, frisou.

Ainda de acordo com Willames Freire, o sucesso do Cosems é fruto de mudanças implementadas desde a gestão da então presidente Solane Costa. “Falo isso porque acompanho o crescimento do Cosems potiguar há muito tempo e vejo que os frutos gerados concederam ao Cosems muita credibilidade por todo o Estado. Eliza, sob sua liderança, o Cosems está muito bem representado e a gente que está de fora visualiza isso com muita facilidade”.

 

LIVE

Manhã – https://www.youtube.com/watch?v=8VBIeYLmG7c&t=3544s

Tarde – https://www.youtube.com/watch?v=TjODwZXbev8&t=991s

 

VÍDEO INSTITUCIONAL

https://www.youtube.com/watch?v=g_G-xLrMJMM

 

APRESENTAÇÕES

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2021/02/AP_RIO-GRANDENORTE_04022021_Financiamento-Federal-para-Aten%C3%A7%C3%A3o-B%C3%A1sica-e-Sa%C3%BAde-Digital.pptx

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2021/02/ACOLHIMENTO-GESTORES-21-CONASEMS.pptx

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2021/02/2021_02_ConsemsRN_FinPlanj.pptx

 

FOTOS

Confira outras fotos do evento: https://www.cosemsrn.org.br/galerias/acolhimento-de-gestores-2021/