CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 20 de setembro de 2023

DESTAQUES DA 258ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou, nesta quarta-feira (20), sua 258ª Reunião Ordinária  com a participação de diversos gestores de todo o Estado. Mais uma vez o encontro aconteceu no hotel Holliday Inn, em Natal.

Após verificados os ritos iniciais, o encontro foi iniciado com a apresentação do Projeto Vivência do SUS nos Recantos Potiguares, que apresentou a iniciativa “Vacinando com Natal” (CONFIRA DETALHES). O projeto foi um dos vencedores no XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, promovido pelo Conasems, entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia/GO (CONFIRA DETALHES).

Nas próximas reuniões ordinárias do Cosems-RN serão apresentadas as experiências “População LGBTQIAP+ sob a ótica do cuidado do agente comunitário de saúde: um relato experiência”, de São Rafael; e “Projeto Viva Leve: uma experiência de promoção à saúde na atenção primária pós pandemia”, de Tibau do Sul.

Após apresentação do Vivencias do SUS os debates entraram na ordem do dia. As discussões foram pautadas pelos temas “Assistência Farmacêutica” e “Oficinas de Vigilância Sanitária”. No tocante a Assistência Farmacêutica, os gestores foram informados sobre fechamento e abertura de contas, e atualização do valor financeiro e das planilhas do repasse estadual.  Sobre as Oficinas de Vigilância Sanitária foi tratado sobre seu cronograma e logística.

Em um segundo momento, foram discutidas pautas sobre vacinação: Campanha de Multivacinação e diretrizes do Plano de Ações de Vacinação no âmbito do Microplanejamento, e o movimento denominado “Cosems-RN em ação por um RN com + vacinas” (CONFIRA DETALHES). Concluindo os temas para discussão, por fim foi tratada a atualização do “+ Atenção Primária à Saúde Potiguar”.

O encontro foi finalizado após informes sobre os seguintes assuntos: cirurgias eletivas, curso para inserção e retirada de DIU voltado para enfermeiros; atualização do programa Mais Médicos; e portarias que credenciam novas equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Equipes Multiprofissionais, e que homologam adesão a incentivos financeiros emergenciais para custeio da Atenção Primária à Saúde.

APRESENTAÇÕES

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2023/09/CBAF-COSEMS.pptx 

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2023/09/Programa-Estadual-de-Imunizacao.pptx

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2023/09/Vacinas.pptx

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2023/09/Por-um-RN-com-Vacinas.pptx

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2023/09/MAIS-MEDICOS.ppt

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2023/09/APS-POTIGUAR.pdf

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2023/09/Plano-Estadual-de-Reducao-de-Filas.pdf

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2023/09/REDUCAO-DAS-FILAS-DE-CIRURGIAS-ELETIVAS.pptx

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2023/09/Reuniao.pptx